Projeto que propõe tarifa zero no DF avança na Câmara Legislativa

Projeto que propõe tarifa zero no DF avança na Câmara Legislativa


O Projeto de Lei (PL) 1.816/2025, que institui a gratuidade total no transporte público do Distrito Federal, foi aprovado pela Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) da Câmara Legislativa (CLDF).

A proposta, de autoria do deputado Max Maciel (PSol), foi aprovada pela CTMU na quarta-feira (10/9) e determina que a tarifa zero seja implementada em até quatro anos, prazo que passaria a contar após a norma entrar em vigor, caso seja sancionada.

O projeto pretende a criação de um fundo para financiamento do transporte público, visando a redução progressiva do valor tarifário. Segundo o PL, os recursos viriam de diversas fontes, entre elas uma futura Taxa do Transporte Público (TTP), que incidiria sobre empresas que exerçam suas atividades no DF e tenham, pelo menos, 10 funcionários.

Além disso, o projeto prevê outras fontes de renda, como: publicidade nos serviços de transporte; multas e sanções por descumprimento de contratos de concessão; subsídios destinados ao transporte; e taxas e multas provenientes de fiscalização e do exercício do poder de polícia.

O projeto de lei aprovado pela CTMU segue, agora, para votação nas demais comissões da Câmara Legislativa, antes de ser levado ao Plenário.



Source link

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *