A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), indicou Edison Garcia para o Conselho de Administração do Banco de Brasília (BRB). Garcia deve assumir o cargo de presidente do Consad, no lugar de Marcelo Talarico.
Edison Garcia é o atual presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB). Ele está à frente da estatal desde 2019, onde conduziu o processo de venda da CEB Distribuição, principal subsidiária da CEB, por R$ 2,515 bilhões. Garcia também atuou como conselheiro da Petrobras.
Como mostrou o Metrópoles, Marcelo Talarico havia se recusado a deixar a função e pretendia cumprir o mandato até o fim.
Em ofício, Celina indicou Garcia para o cargo de conselheiro no lugar de Talarico.
Agora, Talarico deve ser destituído em assembleia. Depois, Garcia será eleito. O processo de mudança deve durar um mês.
A governadora em exercício também indicou outros dois nomes para o Consad do BRB: Joaquim Lima de Oliveira, em substituição a Luis Fernando de Lara Resende; e Sérgio Ricardo Miranda Nazaré.
Mudanças no BRB
O Conselho de Administração é um colegiado independente importante no quadro do BRB. Ao grupo cabe, por exemplo, fixar atribuições e fiscalizar gestão da diretoria e subsidiárias, além de manifestar-se sobre relatórios, contas dos diretores e aprovação da nomeação de executivos.
Nelson Antônio de Souza tomou posse no cargo de presidente do BRB em novembro de 2025, logo após a Operação Compliance Zero, que investiga suposta fraude em carteiras de crédito adquiridas do Banco Master. Desde então, ele tem feito alterações nos principais cargos da instituição.

