Projeto quer vetar manifestação partidária de artistas em eventos com recursos públicos

Projeto quer vetar manifestação partidária de artistas em eventos com recursos públicos


Um Projeto de Lei (PL) apresentado nesta quarta-feira (1º/10), na Câmara Legislativa (CLDF), que proibir qualquer tipo de manifestação partidária de artistas que se apresentem em eventos financiados, total ou parcialmente, com recursos públicos do Distrito Federal.

Segundo o texto da proposta, de autoria do deputado Pastor Daniel de Castro (PP), a iniciativa “tem a finalidade de preservar a integridade e o investimento público em atividades culturais, evitando que espaços, palcos e eventos financiados pelo Estado se transformem em instrumentos de promoção político-partidária”.

“É importante ressaltar que a proposição não pretende restringir a liberdade artística ou a liberdade de expressão[…]. A medida limita-se apenas a coibir que tais liberdades sejam utilizadas, de forma indevida, em ambientes custeados com dinheiro público para favorecer grupos ou projetos de poder político”, declarou o distrital.

Para Daniel de Castro, a proposta “preserva a legitimidade de manifestações artísticas críticas, sociais e culturais, desde que não se confundam com propaganda eleitoral explícita ou subliminar”. “Dessa forma, o Projeto promove um equilíbrio entre a proteção da liberdade criativa e a preservação da neutralidade institucional do Estado”, disse.

“Por essas razões, esta proposição representa uma medida de responsabilidade com o erário, de respeito ao contribuinte e de fortalecimento da democracia, ao garantir que a cultura financiada com recursos públicos permaneça voltada exclusivamente ao seu fim social e artístico”, finalizou o parlamentar.

O projeto ainda será avaliado pelas comissões e pelo Plenário da Casa legislativa.



Source link

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *