Após receber todos repasses atrasados, por força de decisão da Justiça, Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) reabriu todos os leitos fechados e retomou os serviços suspensos nesta sexta-feira (9/1).
Segundo o HCB, os 24 leitos da unidade de terapia intensiva (UTI) e os 61 leitos convencionais para crianças e adolescentes, que haviam sido fechados temporariamente, foram reabertos. Os serviços assistenciais também foram restabelecidos.
A direção do hospital confirmou que os valores relativos aos repasses em atraso por parte da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) foram devidamente realizados.
“Todos os serviços assistenciais foram restabelecidos e estão em funcionamento”, reforçou em nota enviada ao Metrópoles.
O HCB comunicou está em contato com os usuários para informá-los sobre a continuidade da jornada de cuidado. O hospital é referência para o tratamento de crianças e adolescentes. A unidade conta com 58 leitos de UTI e 154 leitos convencionais.
Na quinta-feira (8/1), a Secretaria de Saúde garantiu que “o fluxo de repasses ao HCB está sendo executado rigorosamente dentro do cronograma financeiro e das obrigações legais”.
Cortes de gastos
O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse que o GDF vai apertar o cinto e cortar gastos em 2026. Ibaneis afirmou ao Metrópoles que a redução das vendas no ramo imobiliário e de serviços impactou nas contas do governo.
Questionado sobre onde serão feitos os cortes, o governador disse que uma equipe técnica foi designada para realizar os estudos necessários e que a decisão saíra ainda em janeiro. A declaração de Ibaneis ocorreu no contexto do atraso nos repasses ao HCB.

