Após pagamento de repasses pelo GDF, Hospital da Criança reabre leitos de UTI

Após pagamento de repasses pelo GDF, Hospital da Criança reabre leitos de UTI


Após receber todos repasses atrasados, por força de decisão da Justiça, Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) reabriu todos os leitos fechados e retomou os serviços suspensos nesta sexta-feira (9/1).

Segundo o HCB, os 24 leitos da unidade de terapia intensiva (UTI) e os 61 leitos convencionais para crianças e adolescentes, que haviam sido fechados temporariamente, foram reabertos. Os serviços assistenciais também foram restabelecidos.

A direção do hospital confirmou que os valores relativos aos repasses em atraso por parte da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) foram devidamente realizados.

“Todos os serviços assistenciais foram restabelecidos e estão em funcionamento”, reforçou em nota enviada ao Metrópoles.

O HCB comunicou está em contato com os usuários para informá-los sobre a continuidade da jornada de cuidado. O hospital é referência para o tratamento de crianças e adolescentes. A unidade conta com 58 leitos de UTI e 154 leitos convencionais.

Na quinta-feira (8/1), a Secretaria de Saúde garantiu que “o fluxo de repasses ao HCB está sendo executado rigorosamente dentro do cronograma financeiro e das obrigações legais”.

Cortes de gastos

O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse que o GDF vai apertar o cinto e cortar gastos em 2026. Ibaneis afirmou ao Metrópoles que a redução das vendas no ramo imobiliário e de serviços impactou nas contas do governo.

Questionado sobre onde serão feitos os cortes, o governador disse que uma equipe técnica foi designada para realizar os estudos necessários e que a decisão saíra ainda em janeiro. A declaração de Ibaneis ocorreu no contexto do atraso nos repasses ao HCB.



Source link

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *