A governadora em exercício, Celina Leão (PP) reinaugurou a Unidade Terapia Intensiva (UTI) e entregou um neuronavegador para Hospital Região Leste, no Paranoá, nesta sexta-feira (15/1). A Secretaria de Saúde investiu R$ 1,8 milhão para a reforma da UTI e R$ 2,4 milhões para a aquisição do equipamento, de alta tecnologia que será utilizado em cirurgias.
De acordo com Celina, a nova UTI do hospital tem 10 leitos e conta com equipamentos de ponta que garantem maior agilidade e segurança para os pacientes.
“A UTI é completamente nova. Com o que tem de mais moderno na área de saúde: o telemonitoramento. Ou seja, eu não preciso me deslocar a todos os leitos. Consigo com uma equipe multidisciplinar monitorar ao mesmo tempo todos os leitos. Qualquer tipo de informação sensível já apita ali no sistema. Ou seja, o que tem de mais modernos nos hospitais privados a gente está trazendo para a rede pública“, comentou.<
/blockquote>
Segundo Celina, todos os leitos da UTI têm suporte hemodinâmico, com equipamentos de hemodiálise. Desta forma, o hospital consegue diminuir o número de transferências dos pacientes internados. “Aquele paciente que foi operado ou veio para cá não precisa mais entrar na regulação”, explicou.De acordo com governadora, a Secretaria de Saúde está empenhada em atualizar e modernizar toda rede de UTIs do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital brasileira.
Neuronavegador
Na cerimônia desta sexta-feira, também foi entregue um neuronavegador que ajudará a guiar as cirurgias. O secretário de Saúde, Juracy Lacerda, também presente na solenidade, detalhou que o equipamento permite cirurgias menos invasivas, mais seguras e com melhor desfecho para os pacientes.
“Nós sabemos que o hospital do Paranoá é especializado em cirurgias de coluna, principalmente. Nós estamos hoje com um neuronavegador. É como se fosse um GPS. Você pega exames de imagens, como tomografia, ressonância e ele faz uma arquitetura 3D para guiar melhor o médico no procedimento cirúrgico”, explicou.









