Um homem suspeito de roubo de veículo e porte ilegal de arma de fogo invadiu a área da Universidade de Brasília (UnB), na tarde deste domingo (18/1), após se envolver em um acidente de trânsito, fugir para uma região de mata e mobilizar um cerco policial com apoio do helicóptero da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).
De acordo com a PMDF, o suspeito conduzia um Hyundai HB20 azul, roubado minutos antes na região de Samambaia, quando colidiu contra um poste na DF-459, nas proximidades da UnB, por volta das 17h15. Após o impacto, ele desceu do veículo armado, pulou a cerca da universidade e entrou no campus.
Equipes do Grupo Tático Operacional do 28º Batalhão (Gtop 28) foram acionadas por um motorista que presenciou a colisão. No local, os policiais constataram os danos no carro e confirmaram, junto à segurança da UnB, que o homem havia invadido a área da universidade portando uma arma de fogo.
Como o campus estava fechado por ser domingo, os policiais entraram na UnB com a viatura para realizar as buscas. Durante a ação, seguranças informaram que o suspeito havia pulado novamente a cerca e seguido em direção ao Instituto Federal de Brasília (IFB).
Fuga
Nas imediações do IFB, trabalhadores relataram à PM que um homem com comportamento alterado e com sangue no rosto havia acabado de esconder uma arma de fogo na base de concreto de um alambrado. O revólver foi localizado e apreendido pela equipe.
Ao ser visualizado, o suspeito recebeu ordem de parada, mas, apresentando falas desconexas, correu em direção a uma área de mata fechada nos fundos da UnB. Diante da fuga, foi montado um cerco policial e acionado o Batalhão de Aviação Operacional (BAVOP).
Com o apoio aéreo, o homem foi localizado na mata, próximo ao ponto por onde havia acessado o campus, e acabou preso. Ele afirmou ter feito uso de clonazepam, substância encontrada em um frasco dentro de sua mochila.
O suspeito foi encaminhado ao Hospital Regional de Ceilândia (HRC) para atendimento médico, devido a lesões no nariz causadas pelo acionamento do airbag. Após a liberação, ele foi conduzido à 15ª Delegacia de Polícia, onde permaneceu preso em flagrante por roubo e porte ilegal de arma de fogo.




